Em dezembro, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) colocou em consulta pública uma Minuta de Resolução que, entre outros assuntos, tratava da especialização dos corretores de seguros.
Na Seção III, a educação continuava foi indicada como obrigatória para os corretores, através da realização de cursos oferecidos pelas instituições credenciadas pela autarquia. O prazo de envio de comentários e sugestões à minuta encerrou no dia 26 dezembro. Clique aqui para acessar o documento.
Na proposta, a Susep estabelecia que os corretores habilitados comprovassem a realização de cursos de educação continuada. Por outro lado, as instituições de ensino credenciadas pela autarquia deveriam oferecer treinamentos com foco no mercado de seguros e/ou financeiro, nas modalidades presencial e a distância, com corpo docente capacitado.
Para o diretor da Conhecer Seguros, Sidney Dias, a minuta mostra preocupação da Susep em garantir profissionais qualificados e atualizados para melhor atendimento do consumidor. “A indicação de especialização traz melhorias não apenas para o corretor, mas para todo o mercado e, consequentemente à sociedade. Com as diversas atualizações que a própria Susep impõe ao setor, é fundamental investir em cursos de especialização”, aponta Dias.
A habilitação e o registro dos corretores também foram abordados no texto, mantendo a exigência de realização do Curso de Habilitação Técnico-Profissional para o Corretor de Seguros, com aprovação no exame.
No caso do registro, a autarquia indicava parceria com autorreguladoras para realização do procedimento. O documento apresentava ainda uma série de regras de funcionamento para essas instituições.
“Após o prazo de interação, a consulta pública foi retirada do site da Susep, mas deve ficar no radar dos corretores de seguros”, conclui Dias.
Veja também: