Após dois anos de incertezas marcadas pela pandemia do coronavírus, as seguradoras apostam na digitalização para enfrentar os desafios. De acordo com relatório de perspectivas da KPMG, geração de valor por meio de dados, personalização e flexibilidade aos novos tipos de consumidor estão entre as principais tendências do mercado de seguros para os próximos meses. Para acessar, clique aqui.
O estudo revela que oito em cada 10 seguradoras pretendem investir em ferramentas tecnológicas, entre elas big data, análises avançadas, Inteligência Artificial ou Nuvem se destacam. O papel da tecnologia será decisivo para recuperação do setor nos próximos meses.
Já os ataques cibernéticos são considerados uma das principais ameaças às seguradoras. Uma em cada três empresas do setor recebeu um ataque cibernético no último ano. “O compromisso com a digitalização é uma das garantias do futuro para o setor de seguros, tanto para guardar a segurança cibernética dos clientes, quanto para oferecer programas de fidelidade e uma experiência personalizada e contextual ao cliente”, aponta o vice-presidente geral da Tenerity na Espanha e Brasil, Eduardo Esparza.
Tendências de 2022:
1) O valor dos dados – As seguradoras possuem grande quantidade de dados de clientes e seus tipos de apólices. Após a análise correta será possível entender todo o potencial para usá-los estrategicamente para o negócio.
2) Programas de recompensa – A retenção de clientes está intimamente ligada ao seu grau de satisfação. Uma das opções para as seguradoras é contar com plataformas tecnológicas que desenvolvam soluções de fidelização e engajamento do cliente por meio de recompensas, ofertas e conteúdo exclusivo adaptados em base ao perfil do consumidor.
3) Flexibilidade e empatia – A pandemia mostrou que os usuários confiam em marcas com valores e propósitos diferenciados. Nesse sentido, os segurados esperam de suas seguradoras muita empatia e consideração. Ciente dessas demandas, a flexibilidade será uma das linhas de trabalho que marcarão o curso das seguradoras neste ano.
4) O cliente é o centro da estratégia – Acostumados a serem tratados em ambientes digitais, os consumidores demandam mais do que nunca uma experiência do cliente que esteja ao seu nível de demanda. O desafio para as seguradoras é observar melhor o cliente e antecipar suas necessidades a fim de ajustar a proposta de valor de forma personalizada.
“O desafio para as seguradoras é manter uma comunicação fluida com os clientes que dure ao longo do tempo além de momentos específicos, como a renovação da apólice ou o relatório de sinistros. Dados, programas de fidelidade e experiências personalizadas do cliente são colocados a serviço das seguradoras para melhorar o relacionamento que têm com seus segurados”, conclui o executivo da Tenerity.
Fonte: com informações da Tenerity, empresa de estratégias de fidelidade lucrativa
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