Nesta segunda-feira (07/03), a Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Rio de Janeiro (AJEB-RJ) promoveu uma live de lançamento do segundo volume do projeto editorial “Mulheres Extraordinárias – O Resgate Histórico do Legado, pela Palavra Escrita”. A transmissão, feita para iniciar as comemorações ao Dia Internacional da Mulher, está disponível aqui.
A obra conta com a participação de 91 co-autoras, residentes no Brasil e no exterior, e apresenta histórias de mulheres que ajudaram a construir suas nações e abriram espaço para o público feminino da contemporaneidade. São escritoras, jornalistas, advogadas, atrizes, pintoras, cantoras, políticas, educadoras, cientistas, médicas, entre diversas outras ocupações.
Representando as corretoras de seguros está Regina Lacerda, proprietária da Rainha Corretora de Seguros, sediada há 30 anos em Brasília/DF. Ela, inclusive é a responsável pela publicação do livro “Mulheres no Seguro”, lançado em novembro do ano passado.
Segundo a AJEB-RJ, esta não é apenas uma coletânea feminina, é uma celebração e um registro sobre a força da mulher. “Mais do que homenageá-las, o projeto buscou respeitar cada uma, com suas histórias, seus talentos, suas realizações e, sobretudo, seus legados.”
A distribuição será feita pela Editora Rede Sem Fronteiras/Letras Graciosas em todo o território nacional e para leitores de língua portuguesa de mais de 20 países, nos cinco continentes. Além da versão impressa, a obra terá a versão digital em e-book e audiobook.
A “Apresentação” do livro ficou a cargo de sua organizadora, Dyandreia Portugal, responsável por projetos editoriais divulgados no mundo todo, com a participação total de mais de mil escritores.
A “Introdução” foi escrita pelas professoras Hilda Flores, que também é escritora e historiadora, e Maria Amélia Palladino, atualmente presidente da Federação das Academias de Letras e Artes do Estado do Rio de Janeiro.
O “Prefácio” foi produzido pela Dra. Irislene Morato, presidente nacional da AJEB, e as “orelhas” contaram com a contribuição da convidada especial Fernanda Correia Dias, neta de Cecília Meireles e patrona da AJEB-RJ.
O debate no canal do Youtube promove a discussão sobre o universo feminino e a sua interrelação com o mundo, com base nos legados deixados.