A importância do seguro rural no Brasil cresce a cada ano para mitigar os riscos do agronegócio, no entanto, o entendimento do produtor rural sobre essa necessidade ainda é um desafio para o setor. Pensando nisso, a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) preparou o Glossário Agrícola, uma espécie de guia que simplifica a compreensão de termos comuns do ramo.
O seguro rural tem registrado taxas consistentes de crescimento. O volume de prêmios subiu 37,9% no primeiro semestre de 2021. No ano passado, a expansão foi de 29,5%. De acordo com a Federação, o cenário atual reforça a necessidade de um amplo domínio dos conceitos e terminologias de uso corrente nesse ramo de atividade, e com o Glossário, o produtor terá melhor entendimento dos termos referentes às suas coberturas. Já os corretores de seguros poderão facilitar a comunicação com os seus clientes.
“A FenSeg acredita que informação é a chave que permite abrir novos horizontes no segmento agrícola. Daí a necessidade de compreender melhor os termos e expressões que servem de base para a contratação e utilização dos diversos ramos de seguro rural. O Glossário Agrícola vem amparar as novas corretoras, segurados e demais participantes do segmento. Ele facilita o entendimento das terminologias utilizadas pelo setor”, explica Joaquim Neto, presidente da Comissão de Seguro Rural da FenSeg.
Elaborado pelo Grupo de Trabalho de Assuntos Regulatórios da Comissão de Seguro Rural, o documento inclui termos como Damping-Off, Romaneio e Cultura Intercalar, entre outros, sendo de grande valia para seguradoras, produtores rurais, corretores e demais agentes envolvidos na contratação do seguro, que poderão tomar decisões corretas, baseadas em necessidades e condições específicas.
Fonte: com informações da FenSeg
Cursos relacionados da Conhecer Seguros:
Notícias relacionadas:
Susep abre consulta pública para seguros rurais e de animais
Seguro floresta como parte da estratégia do agronegócio
Walter Polido lança nova edição de livro sobre riscos ambientais