Por Sandra Regina Petroncare*
O percentual dos jovens conhecidos como “nem-nem”, isto é, nem estuda nem trabalha, chegou a 25% no 4º trimestre de 2020. Embora seja um patamar inferior ao trimestre anterior, ele é superior ao último de 2019. Aliado a isto, há aumento na média móvel de 4 meses, evidenciando que, na margem, cresceu esta categoria.
O estudo foi conduzido por Marcelo Neri, que afirma ser o desemprego o maior problema da juventude, desde a recessão do período anterior até a pandemia, sendo agravado por esta em 2020. Segundo Neri, o País tem, hoje, aproximadamente 50 milhões de jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, estando pouco mais da metade (!) desempregada. “O jovem que não consegue trabalhar acaba não estudando também, e isso prejudica as chances de mobilidade social nessa camada da população”, afirma o executivo em entrevista ao Correio Braziliense.
A consequência disto, evidentemente, será um círculo vicioso: a falta de estudo gera falta de empregos ou subempregos. A ausência do emprego ou o subemprego dificultam o estudo, gerando reflexos sobre as gerações futuras que vem por aí no Brasil, o que, na nossa opinião, deveria estar chamando atenção especial dos governantes para políticas públicas que abranjam as novas gerações.
A capacitação, a especialização e a preocupação com a educação financeira e de base são marcas da METHAS Iter e da Conhecer Seguros. Bolsas de estudo 100% foram fornecidas em cada uma das nossas turmas, sendo que, no auge da crise, a METHAS chegou a realizar uma turma, de 30 alunos, todos bolsistas integrais, com foco na preparação para a Certificação CPA20, numa contribuição cidadã.
Além disso, as escolas apresentam uma série de conteúdos gratuitos e, desde o começo da pandemia, vêm trabalhando com preços reduzidos em cerca de 50% ou mais.
Sobre o estudo da FGV, destacamos que só a educação (especializada e de base) será capaz de quebrar tão perversa conjuntura que se apresenta à juventude brasileira. Acesse o site da METHAS ITER e da Conhecer Seguros para obter conteúdos gratuitos.
Com informações do Correio Braziliense
* Sandra Regina Petroncare é diretora da Conhecer Seguros, mestre e bacharel em Economia, consultora especialista em Finanças e Análise Macroeconômica de Economias Abertas, como também é professora universitária. Possui mais de 10 anos de atuação na liderança de departamentos econômicos e tesourarias de grandes bancos, e na montagem da Quest Investimentos, junto ao ex-ministro Luiz Carlos Mendonça de Barros.
Notícias relacionadas:
Setor investe em IA e inteligência de dados para transformar relações com clientes