A pandemia da Covid-19 foi um catalisador para a aceleração digital do mercado de seguros internacional. Nos Estados Unidos, por exemplo, somente no último ano, houve crescimento de 20% no uso de canais digitais para atendimento ao cliente, como também na prestação de serviços para emissão de apólices e suporte a sinistros.
É o que indica uma pesquisa realizada pela TransUnion, companhia global de soluções de informação, insights de dados e prevenção à fraude, com 3.148 segurados dos ramos auto, residencial, fiança locatícia e vida. Dos entrevistados, 47% comunicaram um sinistro por meio de aplicativo móvel, site ou e-mail, e mais de 60% preferem que o contato seja feito por telefone ou e-mail.
Segundo o vice-presidente executivo da TransUnion, Mark McElroy, a Covid-19 impulsionou a implementação de soluções e serviços digitais inovadores na indústria de seguros. “O ambiente indica que os consumidores e as empresas devem escolher, cada vez mais, seguradoras que ofereçam recursos e ferramentas online para atender suas necessidades”, destaca.
E pelo que tudo indica, o setor não terá outra opção a não ser se adaptar, oferecendo aos clientes uma experiência digital efetiva. De acordo com a Bain&Company, alguns cuidados devem ser tomados, como evitar eventos que irritem os clientes, disponibilizar ferramentas e aplicativos intuitivos, simplificar processos para redução de custos e investir nas vendas por meio de canais digitais e aplicações online.
Para isso, o treinamento dos corretores de seguros e agentes devem acontecer rapidamente. É o que têm feito grandes seguradoras internacionais, como é o caso da Max Life, companhia indiana que, em duas semanas, conseguiu treinar mais 35 mil profissionais de vendas, com 80% trabalhando em home office. O resultado foi a venda de 24 mil apólices de seguros em uma única semana e durante o lockdown.
Fonte: com informações da TransUnion e da Bain & Company
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