Entre janeiro e novembro de 2020, a Seguradora Líder identificou mais de 3,7 mil pedidos de indenização indevidos no Seguro DPVAT. A ação de prevenção e combate às fraudes conseguiu evitar perdas na ordem de R$ 25 milhões.
Segundo a companhia, foi utilizado o fornecedor SAS, pioneiro no mundo em business intelligence, cujo sistema conta com machine learning e inteligência artificial, aumentando a eficácia de prevenção através de modelos matemáticos avançados. Os casos considerados merecedores de apuração mais detalhada são enviados, ainda, para uma equipe que investiga in loco a existência de irregularidades, garantindo que as indenizações sejam pagas aos reais beneficiários do seguro.
Quando uma fraude é detectada, a companhia encaminha uma notícia-crime ou uma representação disciplinar aos órgãos competentes. Neste sentido, duas operações, iniciadas a partir de notícia-crime da Seguradora Líder, ganharam destaque em 2020. A Delegacia de Defraudações de Aracaju, em Sergipe, realizou a “Operação Hidra”, com prisões de membros de uma quadrilha que atuavam em fraudes de pedidos de indenização por invalidez permanente.
A atuação também resultou na operação Apate, em Cuiabá, no Mato Grosso. Em outubro, o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) da cidade prendeu sete acusados de fraudes contra o Seguro DPVAT na capital mato-grossense.
A população pode acompanhar as ações pelo site Fraudômetro. Nele, é possível verificar a evolução das fraudes identificadas e evitadas, mês a mês, desde janeiro de 2019; o ranking de fraudes detectadas por Estado; os tipos de fraudes mais comuns; e as notícias publicadas sobre a ação combativa. Além disso, são apresentados dados sobre prisões, sentenças condenatórias, condenados e cassações/suspensões de registros, resultantes das notícias-crime endereçadas pela Companhia aos órgãos competentes.
Fonte: Seguradora Líder
Cursos relacionados da Conhecer Seguros:
>> Seguros de Automóveis e RCF-V
Notícias relacionadas:
Mercado de seguros arrecada R$ 273,7 bilhões em 2020
Underwriting – O que é isso? O tema se relaciona aos corretores de seguros?
Conhecer Seguros lança cursos inéditos de práticas de subscrição de riscos