A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou em 30/07 uma atualização dos seus painéis dinâmicos, com dados até maio de 2024. Os painéis revelam importantes tendências no mercado de Saúde Suplementar, desde o reajuste médio dos planos coletivos até o aumento na oferta de planos individuais, oferecendo uma visão abrangente para consumidores e operadoras.
O reajuste médio aplicado aos contratos coletivos de assistência médica em 2024 foi de 13,80%, um pouco abaixo dos 14,25% registrados em 2023. No entanto, a análise detalhada feita pela ANS revela uma diferença significativa entre os reajustes de contratos com menos de 30 vidas – que sofreram um aumento médio de 18,44% – e aqueles com 30 vidas ou mais, com reajuste de 12,14%. Segundo divulgado pela Agência, essa discrepância é influenciada pelas regras do agrupamento de contratos, que busca equilibrar os índices de reajuste ao diluir os riscos entre contratos de pequeno porte.
Os planos coletivos exclusivamente odontológicos também apresentaram reajustes, com uma média de 4,08% em 2024, ligeiramente menor que os 4,40% observados em 2023. Contratos odontológicos com até 30 vidas tiveram um reajuste médio de 7%, enquanto aqueles com 30 vidas ou mais ficaram em 3,49%.
Aumento na Oferta de Planos Individuais
Segundo a ANS, pela primeira vez em cinco anos observou-se um crescimento significativo na oferta de planos individuais, com um aumento de 7,1% na média de planos por município. Este incremento reflete uma resposta do mercado à demanda por alternativas mais acessíveis e flexíveis para os consumidores.
A ANS também destacou que o número total de operadoras atuantes vem diminuindo, uma tendência que indica uma consolidação do setor. Em junho de 2024, havia 610 operadoras ativas, comparadas às 631 de cinco anos atrás. No entanto, a média de planos disponíveis por município aumentou, atingindo 1.639, um crescimento de 4,1% em relação a junho de 2023.
A análise completa efetuada pela ANS está disponível neste link.
Fonte: com informações da ANS
Cursos relacionados da Conhecer Seguros:
>> Seguro Saúde Suplementar
>> Seguros de RC: Profissionais da Área da Saúde
>> Lei Geral de Proteção de Dados e as Operadoras de Planos de Saúde
Veja também
>>> Cancelamentos unilaterais dos planos de saúde: Senacon questiona 20 operadoras
>>> Nota da ANS sobre cancelamento e rescisão de contratos
>>> ANS incorpora novas tecnologias ao Rol