No dia 14 de junho, morreu o economista Helio Portocarrero de Castro. Ele foi superintendente da Susep, entre os anos de 1996 e 2003, autor de livros sobre economia e mercado de capitais, além de fazer parte do Clube da Bolinha-RJ.
Dentre outros trabalhos, Portocarrero participou da regulamentação que admitiu a tabela FIPE como parâmetro do valor dos veículos para fins de indenização, da regulamentação que introduziu no mercado os planos PGBL e VGBL e da elaboração da Lei Complementar 109, de 2001, que dispõe sobre o Regime de Previdência Complementar.
Além disso, o economista sempre se preocupou com a valorização dos servidores públicos da Susep, tendo trabalhado na criação de condições para que esses se aperfeiçoassem em cursos de extensão e pós-graduação.
Quando convidado a participar do livro em comemoração aos 50 anos da Susep, Portocarrero, ao falar de sua gestão à frente da autarquia, destacou a harmonia, o diálogo aberto e a solidez dos contratos.
Ele abraçou também a cultura e foi presidente da Casa de Rui Barbosa, diretor do MAM Rio, de 2003 a 2008 e, atualmente, era integrante do Comitê de Investimentos do Museu.
Fonte: com informações da Susep e do Clube da Bolinha-RJ