A Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) anunciou, no dia 13 de março, a nomeação de Manuel Matos como novo coordenador do Comitê de Open Insurance (OPIN). O executivo é vice-presidente da Fenacor, entidade associada à camara-e.net.
A nomeação aconteceu na mesma data em que a Susep (Superintendência de Seguros Privados) publicou, no Diário Oficial da União, a Portaria DIR1/SUSEP nº 129, que oficializou o primeiro credenciamento de uma corretora de seguros como Sociedade Processadora de Ordem do Cliente (SPOC) no âmbito do OPIN. “Este evento não apenas redefine os contornos da indústria de seguros, mas também solidifica o papel do corretor de seguros como um guardião essencial do consentimento informado”, destaca Matos. “A SPOC é o corretor de seguros atualizado e efetivamente inserido na economia digital, uma vez que oferece um ponto de acesso unificado e digital para diversos serviços de seguros”, ele completa.
“Tradicionalmente, o acesso e a manipulação de dados do cliente estavam nas mãos de poucos, muitas vezes limitando as opções e a personalização do serviço para o consumidor final. Agora, essa transformação garante uma democratização do acesso a informações, permitindo uma oferta mais ampla de serviços e produtos personalizados. É um passo gigante rumo a um ecossistema de seguros mais aberto e competitivo, onde a transparência e a escolha do consumidor estão em primeiro plano”, aponta o executivo.
A criação do Comitê de Open Insurance pela camara-e.net contribui ao trazer o setor de seguros para a economia digital. Atualmente, o mercado de seguros representa cerca de 5,75% do PIB nacional e é composto por mais de 120 mil corretores de seguros, pessoas físicas e jurídicas, além das seguradoras e operadoras.
O fórum reúne empresas e instituições com atuação no setor de seguros para discutir temas relacionados ao Open Insurance, sistema de seguros aberto que permite aos consumidores de seguros, previdência complementar aberta e capitalização consentir com o compartilhamento de suas informações para a oferta de serviços personalizados e inovadores.
Veja também
>>> A Portaria DIR1/SUSEP Nº 129: um marco estratégico para a distribuição de seguros no Brasil
>>> O Open Insurance como fronteira do empreendedorismo digital
>>> Open Insurance: desafios e oportunidades de seguros em 2024
>>> Embedded Insurance e Open Insurance
>>> Open Insurance: SPOC como motor da revolução