2ª edição do Sandbox Regulatório vai selecionar até 15 projetos

No dia 22 de julho, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) aprovou a Circular e o edital da 2ª edição do Sandbox Regulatório, projeto de inovação para o setor de seguros do Brasil. A Resolução CNSP nº 417, a Circular Susep nº 636 e o Edital de Participação entram em vigor no dia 2 de agosto.

As inscrições devem ser enviadas até 9 de setembro por meio de peticionamento eletrônico. A autarquia receberá propostas de projetos inovadores e tecnológicos, focados na experiência do consumidor, até o dia 9 de setembro. Desta vez, serão selecionados até 15 projetos. Aos interessados, a Susep disponibiliza informações completares pelo site.

A 1ª edição do Sandbox selecionou 11 projetos inovadores, dos quais quatro já estão em operação. Diversos resultados já podem ser percebidos, como a oferta de novos produtos e coberturas, contratação e cancelamento simplificados, aplicação de inteligência artificial na regulação de sinistros e pagamento de indenização, além de jornadas totalmente digitais e contratos com linguagem fácil para o consumidor.

O foco do Sandbox é facilitar a inovação e experimentar novos produtos. Nessa edição, foram ampliados os produtos que podem ser testados pelas empresas de tecnologia. Destaque para a ampliação dos seguros patrimoniais – como a inclusão do compreensivo empresarial – e a possibilidade de coberturas de responsabilidade civil objetiva com foco em bens de mobilidade urbana – auto, bicicletas, patinetes e similares.

Seguros de fiança locatícia e agrícola, segmentos com oportunidades de inovação e ampliação da concorrência também são novidades da segunda rodada. Segundo o diretor da Susep Eduardo Fraga, “as linhas de negócio e limites de subscrição foram ampliadas e simplificadas. Queremos trazer inovação também para esses mercados, assim como fizemos com os segmentos da primeira rodada.”

O Sandbox também serve como experimentação para o regulador simplificar suas regras. Além da nova plataforma tecnológica para recebimento de dados do mercado, a flexibilização do limite de cessão de prêmios em resseguro é um marco importante.

Segundo o diretor da Susep, Rafael Scherre, “o aumento do limite para cessão em resseguro aproxima a regulação do Brasil às melhores práticas internacionais e serve como experimento que pode ser estendido a todo o mercado”

A expectativa da Susep é receber projetos, cada vez mais, inovadores e que atendam às diferentes demandas da população, cujo perfil de consumo tem mudado de forma mais rápida com o advento da pandemia. “O novo perfil do consumidor demanda a flexibilização de produtos e uma regulação de sinistros muito mais rápida. A conveniência do consumidor vai fazer com que mais pessoas adquiram o produto, o que aumenta a penetração do mercado”, afirma Andrés Côrtes, gestor do projeto estratégico do Sandbox Regulatório na Susep.

Além disso, um ponto importante do novo edital é o estímulo para que as empresas já preparem sua operação para o ecossistema Open Insurance. Segundo o diretor Eduardo Fraga, “as insurtechs já têm vocação para trabalhar em um ambiente tecnologicamente integrado. Os consumidores gostam de interação mais livre e flexível, na qual estão mais empoderados. As empresas que quiserem trabalhar nesse ecossistema devem estar bem conectadas com o ambiente.”

Fonte: Susep

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